Um movimento muito importante aconteceu em nosso setor, e nós do Instituto Gnosis estamos muito felizes em podermos fazer parte!
Com o objetivo de trocar experiências e fortalecer o modelo, representantes de oito organizações sociais que mantêm contratos de gestão de serviços e unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro criaram o Fórum das Organizações Sociais de Saúde (OSS) e Instituições Parceiras do SUS na cidade do Rio de Janeiro.
Em dois encontros ao longo dos últimos três meses, representantes do Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), do Centro de Estudos e Pesquisas 28 (CEP28), do Instituto Gnosis, do Viva Rio, da Unir Saúde, da Cruz Vermelha, da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e do Centro de Estudo e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), debateram assuntos comuns a todas as OSS e assinaram o Regimento Interno do Fórum.
Nos encontros, foram nomeados como presidente, suplente e secretário do Fórum, respectivamente, Marcos Soares Pereira, Diretor-Presidente do CEP28, Mário Monteiro, Diretor-Superintendente da SPDM, e Lucas Sartori, Gerente Administrativo do Instituto Gnosis. Dentre os objetivos do grupo, estão aprimorar o relacionamento com a imprensa, com a sociedade, com a Secretaria de Saúde do Município do Rio de Janeiro e com órgãos de fiscalização.
Espera-se, com esses interlocutores, discutir temas como transparência, qualidade dos serviços, necessidade de estudos sobre os dados epidemiológicos da cidade e dos indicadores, além do desequilíbrio financeiro dos contratos, dentre outras questões comuns à atuação das OSS.
Fique atento, em breve novas informações sobre os assuntos trabalhados no Fórum das OSS serão divulgados pelas redes sociais e site do Instituto.