Outubro Rosa: Rio Imagem divulga primeiros resultados do Programa de Navegação de Pacientes
- Instituto Gnosis
- 22 de out. de 2018
- 3 min de leitura
Durante ação de conscientização sobre o câncer de mama, unidade recebeu doações de cabelos para confecção de perucas e promoveu palestras sobre o tema
O Rio Imagem promoveu no dia 19 de outubro diversas ações por conta das comemorações do Outubro Rosa. Ao longo do dia, a unidade recebeu doações de cabelos que serão encaminhadas para instituições que fazem perucas para mulheres em tratamento contra o câncer de mama e ofereceu serviços de manicure e maquiagem para as pacientes com exames agendados para a data. A programação também contou com palestras e depoimentos de pacientes que venceram a doença e também de funcionários que convivem diariamente com aqueles que, além do tratamento, precisam de apoio para superar o problema.
Durante o evento, a mastologista e coordenadora do Programa de Navegação de Pacientes (PNP) do Rio Imagem, Sandra Gioia, apresentou os resultados da iniciativa, implantada na instituição como um projeto piloto entre agosto de 2017 e maio deste ano. Com o objetivo de ajudar mulheres diagnosticadas com câncer de mama na unidade a iniciarem o tratamento em um centro especializado em até dois meses, o programa alcançou nesses 10 meses um incremento de 70% do cumprimento da Lei dos 60 dias. "Para se ter uma ideia, em 2015 cerca de 70% das mulheres no estado não começavam o tratamento dentro desse período. O programa deu tão certo que se transformou em um projeto regular dentro da unidade", diz Sandra Gioia.
Solidariedade desde a infância
A pouca idade da pequena Giovana, de 7 anos, não foi impedimento para aflorar sua compaixão pelo próximo. Sua mãe, a maquiadora Maria da Conceição Silva, de 28 anos, contou que administrava uma lanchonete em frente ao Hospital dos Servidores, unidade referência para tratamento de câncer, e que a menina já demonstrava querer ajudar os portadores da doença. "Ela via as crianças carecas saindo do hospital e falava que sentia muita pena delas, que queria poder colaborar de alguma maneira. Uma vez chegou até a chorar", lembra a mãe.
Maria da Conceição viu em uma rede social que o Rio Imagem promoveria a ação e comentou com a filha, que imediatamente quis comparecer. Mãe e filha doaram suas longas madeixas que já alcançavam a cintura. "Eu que falei com a minha mãe para vir. Sentia um sofrimento muito grande no meu coração quando via as crianças sem cabelo. Hoje, estou muito animada de poder doar. Vou deixar de ser a Rapunzel e virar a Branca de Neve, que tem cabelo curto", comemorou a menina.
O aposentado Jorge Sidnei de Andrade, de 66 anos, também foi à unidade para praticar o bem. Ele teve o primeiro câncer de pele há 10 anos e, nessa época, já doava seus cabelos para instituições que atendem pessoas com a doença. "Meu câncer voltou, ainda estou em tratamento, mas sempre faço questão de doar. Apesar de eu não ter precisado fazer quimioterapia, sei o quanto a queda dos cabelos pode ser traumatizante para as pessoas. Por isso, deixo meu cabelo crescer e a cada dois anos procuro algum lugar para entregá-lo. Acho isso muito importante, já que tem muita gente que não tem recursos para comprar uma peruca", explica.
Principal centro de diagnóstico por imagem da rede estadual do RJ, o Rio Imagem realizou entre janeiro e setembro deste ano mais de 32 mil mamografias, exame que detecta o câncer de mama ainda em estágios iniciais. As ações realizadas na unidade nesta sexta-feira foi uma programação da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro em parceria da Walter's Academy e com o Centro Avançado de Maquiagem e Produção Internacional (Campi).
O Rio Imagem é administrado pelo Instituto Gnosis.
Comentarios