Segundo o Ministério da Saúde “a COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório)”.
A COVID tem sido o foco principal dos serviços de Atenção Primária à Saúde. Em Maricá não está sendo diferente. Vários esforços tem sido feitos para que o impacto dessa pandemia seja minimizado no município. Além da capacitação dos profissionais para a assistência qualificada e do reforço na disponibilização de máscaras e saneantes para as unidades de saúde, o Instituto Gnosis - assumindo o compromisso da informação à população - vem por meio deste comunicar que tem monitorado regularmente os casos suspeitos ou não atendidos nas unidades de saúde, consolidando esses dados em forma de boletins epidemiológicos.
Os boletins epidemiológicos são ferramentas estratégicas de informação em saúde mostrando de forma clara e objetiva o comportamento de determinado agravo. No caso da COVID19 o monitoramento tem sido feito a partir do acompanhamento de “Usuários internados com suspeita”, “Casos suspeitos acompanhados em Domicílio” e “Contatos Avaliados” (pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados). Todos esses pacientes têm recebido acompanhamento da equipe de saúde e, de acordo com a necessidade, são encaminhados para os serviços especializados.
Informamos que o Instituto Gnosis tem acompanhando as unidades de saúde sob sua gestão bem como dando todo suporte às equipes do cuidado, além de estar alinhado com as orientações de saúde emitidas pelos órgãos competentes e oficiais.
Qualquer dúvida ou necessitando de mais informações não deixe de entrar em contato conosco.
Fonte: https://coronavirus.saude.gov.br
Comentarios