O que é?
O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
O tema da campanha 2018 - “Tabaco e Doença Cardíaca”
A epidemia global do tabaco mata mais de sete milhões de pessoas por ano, das quais cerca de 900 mil são não-fumantes que morrem por respirar o fumo passivo. Quase 80% dos mais de 1 bilhão de fumantes em todo o mundo vivem em países de baixa e média renda, nos quais o peso das doenças relacionadas ao tabagismo é maior. Anualmente, em 31 de maio, a OMS e seus parceiros comemoram o Dia Mundial sem Tabaco para alertar sobre os riscos do tabagismo e defender políticas para reduzir o consumo de tabaco. Para 2018, a OMS definiu o tema “Tabaco e doença cardíaca” para ser trabalhado internacionalmente. A campanha deste ano pretende aumentar a conscientização sobre:
A ligação entre tabaco e doenças do coração e outras doenças cardiovasculares (DCV), incluindo acidentes vasculares cerebrais, que, combinados, SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTE DO MUNDO;
Ações viáveis e medidas que os principais públicos alvos, incluindo governos e a população, podem tomar para reduzir os riscos para a saúde do coração que o tabaco representa;
O impacto que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo têm sobre a saúde cardiovascular;
As oportunidades que o público, governos e sociedade civil têm para assumir compromissos a fim de promover a saúde do coração, protegendo as pessoas contra o uso de produtos de tabaco;
A importância de países fortalecerem a implementação de medidas comprovadas de controle do tabaco da MPOWER contidas na CQCT da OMS.
O que são doenças cardiovasculares?
A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral (AVC) são classificados como doenças cardiovasculares (doenças do coração e dos vasos sanguíneos). Eles são geralmente causados por um bloqueio que impede o fluxo sanguíneo de seguir para o coração ou cérebro. A razão mais comum para essa obstrução é a acumulação de depósitos de gorduras nas paredes internas dos vasos sanguíneos que abastecem o coração ou o cérebro. Além disso, pode-se afirmar que as doenças cardiovasculares causam:
✓ o dobro de mortes do que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos;
✓ 2,3 vezes mais mortes do que todas as causas externas (acidentes e violência);
✓ três vezes mais que as doenças respiratórias e
✓ 6,5 vezes mais que todas as infecções (incluindo HIV/AIDS).
A) Doenças cardíacas.
Existem vários tipos de doenças cardíacas, que é o estreitamento dos vasos sanguíneos que transportam sangue para o coração. Podendo causar:
dor no peito;
ataque cardíaco (quando o fluxo sanguíneo para o coração fica bloqueado e uma secção do músculo cardíaco é danificada ou morre);
insuficiência cardíaca (quando o coração não consegue bombear sangue e oxigênio suficientes para suportar outros órgãos);
arritmia (quando o coração bate muito rápido, muito lento ou irregular).
B) Acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame.
Um acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame ocorre quando o suprimento de sangue ao cérebro é bloqueado ou quando um vaso sanguíneo no cérebro se rompe, causando a morte do tecido cerebral. Ele se caracteriza por apresentar o início agudo de perda rápida da função neurológica, podendo ocorrer sintomas neurológicos focais (paresia ou diminuição de força motora, entre outras) ou globais (coma). Esta é uma das principais causas de mortes e incapacidade no mundo.
Como o tabagismo está relacionado a doenças cardiovasculares?
Fumar é um dos principais fatores de doenças cardiovasculares e causa uma em cada três mortes por tais enfermidades. Fumar pode:
Aumentar os triglicerídeos (um tipo de gordura no sangue);
Diminuir a quantidade do "bom" colesterol (HDL);
Tornar o sangue pegajoso e mais propenso a coagular, o que pode bloquear o fluxo sanguíneo para o coração e o cérebro;
Danificar as células que revestem os vasos sanguíneos;
Aumentar o acúmulo de placa (gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias) nos vasos sanguíneos e
Causar espessamento e estreitamento dos vasos sanguíneos.
Como as doenças cardiovasculares podem ser evitadas?
A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral (AVC) são as principais causas de morte e incapacidade nos Estados Unidos. Muitas pessoas possuem um alto risco para essas doenças e não sabem disso. A boa notícia é que diversos fatores de risco para doenças cardiovasculares podem ser prevenidos ou controlados, tais como uso do tabaco, dieta insalubre e obesidade, inatividade física e uso prejudicial de álcool. Por isso, é de extrema importância que o indivíduo conheça o seu risco de doenças cardiovasculares para que possa adotar medidas para evitá-las, como:
Controlar a pressão arterial;
Manter os níveis de colesterol adequados;
Parar de fumar ou não começar;
Evitar respirar a fumaça do tabaco (tabagismo passivo);
Comer alimentos com baixos teores de gordura e de sal, além de ingerir diariamente frutas e legumes frescos;
Manter um peso saudável;
Praticar exercícios físicos regularmente;
Limitar o uso de álcool.
Comments