top of page
  • SESA

Gestão do Hospital Infantil de Vila Velha pelo Instituto Gnosis completa 90 dias

Atualizado: 24 de jun. de 2020


Com um modelo de gestão voltado para a melhoria e humanização do atendimento aos pacientes e colaboradores, o Instituto Gnosis completou, nesta quinta-feira (06), 90 dias à frente da administração do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha. O novo gerenciamento foi firmado por meio de um contrato de gestão com a Secretaria da Saúde (Sesa).

Ao assumir a gestão do Himaba, a nova direção fez a revisão dos principais contratos continuados com o objetivo de aperfeiçoar a aplicação dos recursos. Com a análise, alguns ajustes foram feitos, gerando economia para o hospital.

Estrutura

Na parte física e estrutural, algumas mudanças importantes ocorreram nesses 90 dias. A cozinha do refeitório passou por readequações no piso, recebeu nova pintura e climatização, além da ampliação do controle de pragas e roedores.

O Gnosis também concluiu o projeto de readequação da nova climatização da unidade. Ao todo, 96 aparelhos de ares-condicionados foram adquiridos. As recepções do pronto-socorro e do ambulatório ganharam máquinas mais potentes para minimizar as altas temperaturas, assim como as enfermarias. Já na recepção social, que não era climatizada, os aparelhos foram instalados.

No pronto-socorro também foi feita a troca das luminárias antigas por modelos em LED, que são mais econômicas e possuem maior luminosidade.

Já as obras do lactário seguem a todo vapor e devem estar concluídas até o final de fevereiro. Com o retorno do funcionamento do setor, as dietas para recém-nascidos e crianças retornarão a ser feitas dentro do próprio hospital e não mais por empresa terceirizada, gerando uma economia de quase 70% nos custos.

Todo o terreno do hospital passou por um amplo trabalho de manutenção e paisagismo das áreas verdes. Os trabalhos incluíram a poda das árvores, capina, melhorias na jardinagem e limpeza do terreno. Equipes de limpeza fizeram uma varredura em toda a área externa do Himaba, recolhendo lixo e retirando materiais inservíveis para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Nas próximas semanas, vem mais novidade por aí. O imóvel do hospital receberá nova pintura e será feita a trocas das portas da unidade. O telhado também passará por uma grande reforma, com a troca das telhas e impermeabilização para evitar goteiras e infiltração. Já a caixa d’água será totalmente reformada.

Atendimento

Uma importante mudança aconteceu na marcação das consultas do Hospital Infantil de Vila Velha. Agora, o paciente já sai do atendimento médico com a próxima consulta agendada, ou seja, com o retorno clínico garantido. O Himaba também voltou a agendar consultas com neurologista, que estava suspenso.

Durante os três meses, o Instituto Gnosis realizou diariamente uma pesquisa de satisfação entre os usuários nos diferentes setores de atendimento, sendo analisado do primeiro atendimento na triagem até a limpeza hospitalar. O índice de satisfação ficou em níveis de excelência, com uma média de aprovação de quase 96%.

Todos os questionamentos no ato da pesquisa são enviados aos setores responsáveis a fim de corrigir possíveis falhas, visando sempre a melhoria do atendimento ao usuário.

Administrativo

Nos setores administrativos foi realizada ainda uma ampla reestruturação do ambiente de informática, com a modificação de todo o cabeamento do hospital e a troca de 120 computadores. Também foi feita a melhoria do processo de abertura de chamados, que geram indicadores para identificar possíveis deficiências e corrigi-los com maior agilidade e eficiência.

Ainda no próximo mês todos os colaboradores do Himaba já estarão fazendo uso do novo uniforme, que está em fase de confecção.

Para o diretor administrativo do Instituto Gnosis, Lucas Sartori, os 90 dias à frente do Himaba foram de muitos desafios. “Encontramos muito a ser feito e conseguimos em pouco tempo realizar importantes mudanças no hospital. Organizamos e reestruturamos muitas coisas, mas tenho a convicção que ainda há muito a fazer. Nosso foco é e sempre será promover a melhoria e a humanização no atendimento aos pacientes e colaboradores, por isso trabalhamos diariamente com muita dedicação e determinação”, explicou o diretor.

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

146 visualizações0 comentário
bottom of page