top of page
O Globo

Projeto "Família Grávida" orienta gestantes durante o pré-natal no Hospital Maternidade Ma



O hall do setor ambulatorial do Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, no Centro do Rio, é transformado às quartas-feiras em um espaço de discussão multiprofissional para grávidas e seus familiares. Enquanto aguardam atendimento das consultas do pré-natal, as gestantes participam do projeto Família Grávida, que transmite informações sobre os principais assuntos relacionados à gravidez, ao parto, ao puerpério e ao bebê.



A enfermeira e coordenadora do Laboratório, Admissão e Alojamento Conjunto, Michele Mendes, explicou que o Família Grávida é um espaço de discussão e esclarecimentos de dúvidas importante durante a gravidez:


- A ideia do projeto surgiu da percepção do tempo de espera do atendimento. A ideia era colocar alguma atividade para passar o tempo mais rápido. O objetivo é alcançar toda a família: pai, avó, tio, filho, sem limitação de acompanhantes, em um espaço aberto de perguntas e esclarecimento de dúvidas. Quando as gestantes têm informações sobre determinados assuntos, elas se sentem mais seguras na hora de certos procedimentos.


Desde que foi criado em 2014, o projeto já atendeu mais de 800 gestantes e seus acompanhantes, como o casal Valéria Passos, 25 anos, e Rodrigo de Souza, de 28. Enquanto aguardavam para o pré-natal do quarto filho, eles observavam atentamente a palestra do Serviço de Epidemiologia sobre a importância das vacinas nas gestantes e nos recém-nascidos.


- Gostei muito das explicações que recebemos aqui. Por mais que seja o quarto filho, sempre temos algo a aprender. Ainda mais nesse momento preocupante de zika e da gripe H1N1. É sempre bom estarmos relembrando de todos os cuidados que precisamos. É importante para a saúde da mãe e do bebê também – disse Valéria.


A ideia do projeto é fazer com que as gestantes se sintam acolhidas, com ações de prevenção e promoção em saúde, com foco na qualidade de vida da família que espera um bebê. Semanalmente, equipes de diversas especialidades assistenciais da maternidade, tais como Enfermagem, Obstetrícia, Pediatria, Anestesia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Epidemiologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia são incumbidas de promover palestras no local.


Responsável pela palestra de imunização do Serviço de Epidemiologia, a enfermeira Mercedes Neto explica que a ideia do Família Grávida é levar o máximo de informação às grávidas e seus familiares:


- Trabalhamos sempre com a temática da prevenção. Como o público é do pré-natal, levamos mais informações sobre as doenças preocupantes para as gestantes e a importância da imunização. Prezamos muito o acesso à informação. O projeto é uma ação que faz parte das nossas competências, que é educação e saúde.


Ao final de cada encontro, é realizado um sorteio com as participantes para a entrega de um brinde. No encontro sobre a importância das vacinas, a contemplada foi Nayara Dutra, de 20 anos, grávida de 9 meses do primeiro filho, que ganhou um kit com sabonetes.


- Estou fazendo todo o meu pré-natal aqui e gostando muito. Essa ideia de ocupar nosso tempo enquanto esperamos para a consulta médica é fantástica. Nada mais tedioso do que um consultório médico e essa forma de ocupar nosso tempo com informação é muito bem recebida. Como marinheira de primeira viagem, é sempre bom adquirir informações para mim e para minha filha – destacou Nayara, na companhia do marido Maurício de Oliveira, de 27 anos.


Inaugurado em maio de 2012, o Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, que é referência na realização de parto humanizado, completou quatro anos com a marca de mais de 18 mil partos realizados na unidade. Só no ano passado, 5.400 bebês chegaram ao mundo na maternidade.


A maternidade, que fica na Rua Moncorvo Filho, 67, integra a rede do Programa Cegonha Carioca, projeto pioneiro implantado em 2011, que tem como objetivo humanizar e garantir o melhor cuidado para mãe e para o bebê – desde o pré-natal até o parto, para reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar a realização de exames pré-natal.

301 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page